Logótipo IVDP
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Informação > Org. Institucional > Introdução

Introdução

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P., adiante designado por IVDP, I. P., é, nos termos do Decreto-Lei n.º 47/2007, de 27 de Fevereiro, um instituto público, integrado na administração indirecta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio. Ao IVDP, I. P., cabe promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a protecção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense.

O IVDP surgiu com a organização institucional adoptada em 2003 (Decretos-lei n.º 277/2003 e n.º 278/2003, ambos de 6 de Novembro) em que a gestão das denominações de origem Porto e Douro e da indicação geográfica Duriense foi atribuída a único organismo de natureza pública, mas interprofissional. Esta alteração derivou do esgotamento pela incapacidade funcional do complexo modelo criado em 1995 (que exigia, sem mácula, a articulação das atribuições e competências da Casa do Douro, da CIRDD e do IVP), cuja experiência impôs uma redução das entidades públicas reguladoras do sector vitivinícola na RDD e uma demarcação cristalina dos seus domínios de actuação pelo aperfeiçoamento e simplificação do modelo de gestão.

Num quadro de abertura comercial, fortemente competitivo e internacionalizado, a carência de uma estratégia concertada das posições da produção e do comércio na gestão de uma região demarcada, bem como a sua articulação com as funções que competem ao Estado na administração das denominações de origem, impôs à RDD uma nova organização institucional. Neste novo cenário institucional redefiniram-se as missões da Casa do Douro e concentrou-se a supervisão da vitivinicultura duriense no IVDP, instituto público de natureza interprofissional.

 
Portal do Governo Ministrio da Agricultura QRENCompete