Logótipo IVDP
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Informação > Documentação > Biblioteca

Biblioteca

Biblioteca do IVDPA criação da Biblioteca do IVDP data de 1933 conservando, por isso, um vasto acervo documental, especialmente dedicado à temática do Vinho do Porto nos seus diferentes aspectos nomeadamente técnico, histórico, económico, geográfico e etnográfico.

No seu espólio é possível encontrar algumas obras de relevante importância e raridade, tais como:
Colectânea de leis da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, incluindo o Alvará da sua instituição, em 1756;
Da autoria de António Lobo Teixeira Girão, 1 ° Visconde de Vilarinho de S. Romão, o 'Tratado teórico e prático das Vinhas...' e a 'Memória histórica e analítica sobre a Companhia dos vinhos...' constituem os primeiros trabalhos de grande alcance sobre o Vinho do Porto, do início do séc. XIX.
'Viticultura e Vinicultura...' da autoria do 2° Visconde de Vilarinho de S. Romão e 'O Douro ilustrado' do Visconde de Vila Maior, são igualmente dois importantes trabalhos do final do séc. XIX, sobre o Vinho do Porto e a Região Duriense que, para além de serem obras teoricamente importantes na história do sector, têm uma iconografia bastante rica.
Não é possível deixar de referenciar a colecção de obras do Barão de Forrester que reflectem a polémica, existente na altura, entre os vinhos secos e os vinhos doces.
Por fim, é de realçar a 1a edição da obra de Henry Vizetelly - 'Facts about Port and Madeira' - elaborada no ano de 1880 e que inclui uma belíssima colecção de gravuras de William Prater.

Refira-se também a existência de numerosos trabalhos que documentam o período da organização corporativa.

No que diz respeito ao material visual, parte integrante do acervo da biblioteca, (cerca de 3500 imagens), assume especial relevo a valiosa colecção de fotografias que em 1933, o Instituto do Vinho do Porto encomendou à Casa Alvão.

Trata-se de um registo fotográfico exaustivo (cerca de 1200 imagens) da Região Demarcada do Douro e das actividades vitivinícolas, captando em pormenor todas as fases do ciclo da vinha até à vinificação, transporte e condução para o interior das grandes casas exportadoras.
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e os seus diversos serviços estão também minuciosamente documentados.

  biblioteca          Biblioteca

Guia do Utilizador
Publicações Periódicas
Pesquisa

 
Portal do Governo Ministrio da Agricultura QRENCompete