Logótipo IVDP
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Arquivo de Notícias > Vinhos do Porto e do Douro em Londres
Notícia

Vinhos do Porto e do Douro em Londres


dias 20 e 21 de fevereiro

Os vinhos do Porto e do Douro vão estar em destaque, mais uma vez, em Londres. A Embaixada de Portugal na capital britânica, amanhã, dia 20 de fevereiro, abre as portas ao tema The New Douro Tasting, promovido pelas empresas de vinhos do Porto e do Douro à qual o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) se associa. No dia 21, o embaixador João de Vallera é o convidado do presidente do Instituto, Manuel de Novaes Cabral, num encontro com jornalistas e bloggers ingleses, numa ação com o mediático chef Jun Tanaka, no âmbito do projeto Discover the Origin.
Cabe às empresas de vinho do Porto, em associação com o IVDP, abrir as ações de charme com os ingleses, já amanhã, dia 20. A Embaixada de Portugal em Londres é o palco para apresentação das novas colheitas da Região Demarcada do Douro a um público restrito e informado, com capacidade de formar opinião e criar modas. Aumentar as vendas neste mercado, dar notoriedade aos vinhos e à Região são os motivos subjacentes a esta ação que tem como mote The New Douro Tasting.
Na quinta-feira, 21, o IVDP promove uma iniciativa com jornalistas e bloggers do Reino Unido para debater a importância da denominação de origem. A presença do Chef Jan Tanaka, figura assídua nos programas da especialidade da televisão britânica, para uma ação de harmonização com os vinhos do Porto e do Douro pretende reforçar, na prática, as intervenções do presidente do IVDP e do embaixador de Portugal em Londres.
Para Manuel Cabral, "o mercado britânico, além de ser dos mais importantes e conhecedores, é, pelo seu posicionamento e pelo efeito de promoção que cria, muito importante para os vinhos da Região Demarcada do Douro pelo que vejo com muito bons olhos a concretização destas ações". "É, também, fundamental referir esta abertura e esta criação de sinergias com a Embaixada de Portugal em Londres e o papel que o próprio embaixador tem vindo a desempenhar na promoção dos vinhos Denominação de Origem Porto e Douro", acrescenta.  Esta ação exemplifica o reforço na aproximação institucional à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e às embaixadas na promoção dos vinhos do Porto e do Douro.
O mercado inglês é um dos mais importantes para a Região Demarcada do Douro (ocupa o 3º lugar do top ten no que diz respeito ao vinho do Porto). Esta ação inscreve-se numa série de iniciativas que o IVDP tem vindo a promover no Reino Unido, no âmbito do projeto Discover the Origin,  junto de consumidores residentes em áreas metropolitanas  e “gourmets,” entre os 30-45 anos, distribuidores de comida e vinhos, supermercados, retalhistas, garrafeiras, lojas gourmet, restaurantes, empresas de catering e líderes de opinião.
A importância das denominações de origem é uma iniciativa de dimensão europeia de proteção das designações comunitárias que arrancou em 2009 envolvendo além dos Vinhos de Douro e Porto, o Queijo Parmigiano-Regianno, o Presunto de Parma e os Vinhos da Borgonha.
 

 
Portal do Governo Ministrio da Agricultura QRENCompete