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Promoção do Vinho do Porto no Japão



Programa aprovado pela União Europeia

A Comissão Europeia aprovou medidas de informação e divulgação dos seus produtos em países terceiros. Os Estados-Membros apresentaram 25 programas e a Comissão seleccionou 18 dos seguintes Estados-Membros: Alemanha, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Grécia, França, Itália, Hungria, Polónia e Portugal. Os produtos abrangidos são o vinho, a fruta, a carne, os lacticínios, produtos DOP (denominação de origem protegida), IGP (indicação geográfica protegida), azeite e produtos biológicos. A UE contribui com 19,6 milhões de euros, correspondentes a 50% do total do orçamento dos programas.
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IVDP, IP, apresentou um projecto multi-países e plurianual sob o título “Jukusei Europe, Information and Promotion Actions for Parmigiano Reggiano, Prosciutto di Parma and Port and Douro Wines and for the PDO/DOC system”.
O parceiro líder deste projecto é a Consorzio del Prosciutto di Parma, CPP, de Itália, sendo que os outros parceiros são o Consorzio del Formaggio Parmigiano Reggiano, CFPR, Itália e o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IVDP, IP, Portugal.
Esta candidatura enquadra-se no programa relativo aos produtos DOP (denominação de origem protegida) e IGP (indicação geográfica protegida) onde se inserem os vinhos “VPQRD – Vinhos de Qualidade Produzidos em Região Determinada”, que faz parte do Anexo 2 – Directrizes para a Promoção no Mercado Externo, do Regulamento (CE) n.º 2702/99 do Conselho e Regulamento (CE) n.º 1346/2005 da Comissão.
O mercado alvo deste projecto é o Japão onde se pretende incrementar a penetração e distribuição dos produtos (Parmigiano Reggiano, Prosciutto di Parma, Vinhos do Douro e do Porto) e aumentar a quota do mercado, procurando novos consumidores e conseguindo um aumento na procura. Visa também divulgar o conceito de produtos de Denominação de Origem (DOC, DOP e IGP), num mercado onde o seu conhecimento é débil.

 

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