Página Inicial > Arquivo de Destaques > IVDP promove no BRASIL
Destaque

IVDP promove no BRASIL


60 EMPRESAS DE DOURO E PORTO EM PROVA


60 empresas de Vinhos do Douro e do Porto participam no dia 25 IVDPde Abril numa Grande Prova de Vinhos organizada pelo IVDP no Brasil. Mais de 350 vinhos serão degustados na importante cidade brasileira de São Paulo.

Considerado um dos mercados estratégicos para os vinhos da Região do Douro, o Brasil tem vindo a registar um crescimento importante nos últimos anos. As exportações de vinhos do Porto cresceram mais do dobro nos últimos quatro anos, passando de cerca de 588.000 garrafas em 2003 para 1.270.000 garrafas no final do ano passado. Já em relação ao DOC Douro, a evolução é de cerca de 50% nos 3 últimos anos, num total de 948.000 garrafas em 2007.

Hotel UniqueEsta acção terá lugar no prestigiado e luxuoso Hotel Unique, considerado um dos hotéis mais arrojados e deslumbrantes em todo o mundo, na sua concepção e arquitectura, da autoria de Ruy Ohtake.
Frabice Le Nud


Integradas no programa da acção, estão previstas duas provas especiais: uma, com a apresentação de novidades no mercado com grandes vinhos do Douro da colheita de 2005, conduzida pelo especialista Guilherme Rodrigues; outra, de harmonização de Vinho do Porto e Chocolate, com as criações do Chef Fabrice Le Nud, o mais premiado chefe de pastelaria do Brasil, e que será orientada pela jornalista José Maria Santana.

Renato CarioniNo dia 29 de Abril, o IVDP marca também presença com a realização de um Jantar harmonizado com vinhos do Douro e do Porto no Restaurante Cantaloup, um dos ícones mais consagrados da moderna gastronomia de São Paulo, numa menu especialmente preparado pelo chef Renato Carioni, que tem no seu curriculum passagens por restaurantes com estrelas Michelin, nomeadamente em França (Majestic em Cannes e Château Chèvre d'Or em Eze, ambos com 2 estrelas), em Itália (Enoteca Pinchiorri de Florença, com 3 estrelas) e em Inglaterra (Hotel Ritz).

O Brasil é, actualmente, o 11º mercado mundial de Vinho do Porto em quantidade, com um crescimento superior a 17% em 2007, sendo o 4º mercado de comercialização de vinhos do Douro, com um registo ainda superior de 37% em comparação com o ano anteror. Em 2007, o valor global das exportações para este país de vinhos provenientes da Região Demarcada do Douro atingiu os 6,7 milhões de euros, o que representou um crescimento de 24% em relação a 2006.

Arquivos