O Conselho Consultivo é o órgão de consulta, apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação do IVDP, IP, competindo-lhe debater e aconselhar o Conselho Diretivo do IVDP, I. P., em matérias de importância estratégica para a vitivinicultura duriense e suas implicações no desenvolvimento integrado da RDD.

O Conselho Consultivo é presidido pelo membro do Governo que tutela o IVDP, I. P. é composto por individualidades de reconhecido mérito nos domínios relevantes para a RDD e para os seus vinhos, designado por despacho daquele membro do Governo, mediante proposta do presidente do IVDP, I. P., após consulta aos vice-presidentes do conselho interprofissional.

A composição deste Órgão, nos termos da Lei Orgânica aprovada pelo Decreto-Lei n.º 97/2012, de 23 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 77/2013, de 5 de junho, e pelo Decreto-Lei n.º 152/2014, de 15 de outubro e do Despacho n.º Despacho n.º 2489/2020, do Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 37 de 21 de fevereiro de 2020, é a seguinte:

Membros:

António Alves Martinho;
António Carlos Silva;
Artur João Lourenço Vaz;
Carla Maria Gonçalves Alves Pereira;
Fernando Freire de Sousa;
Guilhermina Maria da Silva Rego;
João Nicolau de Almeida;
Luciano Augusto Bastos Vilhena Pereira;
Luís Garcia Braga da Cruz;
Luís Pedro Martins;
Mário Artur Lopes;
Nuno Luís Cameira de Sousa Botelho;
Paul Douglas Symington