Logótipo IVDP
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Arquivo de Notícias > FORMAÇÃO - Intervenção inovadora no Douro
Notícia
28-07-2006

FORMAÇÃO - Intervenção inovadora no Douro

A AESBUC (Associação para a Escola de Biotecnologia da Universidade Católica) em parceria com a ADVID (Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense) e a entidade Formadora Zona Verde, Consultoria e Estudos Avançados, Lda, lançam metodologia inovadora de formação profissional.

Num misto de formação teórico-prática com prática em ambiente real de trabalho proporcionando acompanhamento personalizado tipo “coaching” a cada formando, estas entidades pretendem levar a cabo uma iniciativa inserida no projecto POTENCIAR V apoiado pela CCDRN no âmbito do programa ON.

São metodologias inovadoras estruturadas de modo a responder às exigências actuais da viticultura da Região do Douro, ao nível da qualificação dos seus recursos humanos.

Está prevista a realização de 4864 horas de formação das quais 4160 são de “coaching” em áreas temáticas de produção integrada da vinha, aplicação de produtos fitofarmacêuticos na vinha, instalação da vinha, mecanização da vinha, intervenções em verde , enologia entre outras.

Não esquecendo a ligação à vasta herança cultural legada pelos nossos antepassados, reflectida em todo o “Douro Vinhateiro” esta abordagem permite a transferência em ambiente real das mais recentes tecnologias ao serviço da viticultura moderna competitiva.

A acção piloto referente ao curso de aplicação de produtos fitofarmacêuticos decorreu de Abril a Junho em várias Quintas pertencentes ao Grupo SPR Vinhos em Tabuaço e, segundo a opinião dos formandos, responsáveis da empresa, formadores, estruturas avaliadores e todos os parceiros envolvidos foi um sucesso, tendo esta abordagem sido acolhida sem reservas.

Algumas das principais Quintas do Douro já aderiram a este projecto, colocando os seus operadores, responsáveis e técnicos em algumas acções que estão previstas realizar até ao final do ano.

Em 5 de Julho foi iniciada uma acção de aplicação de fitofarmacêuticos na Quinta de São Luiz pertencente ao grupo Sogevinus SGPS.

Ainda existem vagas para os seguintes cursos:

CURSO DE PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE VITIVINICULTURA
Curso essencial para o viticultor que sente necessidade constante de se modernizar, fundamental para os operadores e responsáveis das vinhas que têm que executar e/ou coordenar as mais diversas actividades e tarefas ao longo do processo produtivo da vinha.
A formação essencialmente prática e com acompanhamento individual de cada formando, no seu local de trabalho, permite assegurar formação e treino adequados para o exercício da actividade de viticultor.

CURSO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CULTURA DA VINHA
Curso Homologado pela Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes, obrigatório para o acesso a apoios concedidos no âmbito das Medidas Agroambientais, de acordo com a Portaria nº 475/2001, de 10 de Maio.

CURSO DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS
Curso Homologado pela Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes, obrigatório para todas as pessoas apliquem produtos fitofarmacêuticos nas explorações agrícolas ou florestais, nas empresas de aplicação terrestre e nas empresas que procedem à aplicação destes produtos em armazéns e em meios de transporte de produtos agrícolas não transformados, conforme o disposto no artigo 14º do Decreto-Lei nº 173/2005 de 21 de Outubro.

 

 
Ministério da Agricultura QRENCompete