Logótipo IVDP
Centenário Ministério Agricultura
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Arquivo de Notícias > 250 ANOS DA REGIÃO DEMARCADA DO DOURO celebram as gentes, as artes e o Vinho
Notícia
31-08-2006

250 ANOS DA REGIÃO DEMARCADA DO DOURO celebram as gentes, as artes e o Vinho

Cerimónia de abertura espera presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates

O vasto programa das comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro arranca amanhã, dia 31, com a abertura oficial, agendada para as 18h00, no Salão Nobre da Casa do Douro, na Régua. O momento marca o início de um extenso calendário de acções que se desenrolarão por toda a Região do Douro até ao mês de Dezembro, sendo esperada a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates, estando confirmados representantes de organismos nacionais e internacionais das áreas da viticultura, território, património, cultura e turismo. Na ocasião vai ser apresentada a edição fac-similada do Álvara Régio de Instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.

Completam-se 250 anos sobre a data em que o Estado português lançou as bases da constituição da Região Demarcada do Douro e de um sistema de regulação da produção e comércio dos seus vinhos, através do alvará régio de instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, de 10 de Setembro de 1756. Através de um programa diversificado, as Comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro procuram evocar um acontecimento histórico fundador e celebrar o trabalho e a arte dos que fizeram da região vinhateira uma paisagem cultural, classificada pela UNESCO como Património Mundial, dos que criaram os seus vinhos e dos que lhes granjearam fama universal.

De 31 de Agosto a 14 de Setembro, por toda a Região do Douro eventos culturais, recriações históricas, concertos, conferências, entre uma imensidão de outras iniciativas. 

Ver programa em www.250rdd.utad.pt

 
Ministério da Agricultura Compete