Logótipo IVDP
Centenário Ministério Agricultura
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Arquivo de Notícias > Arquiteto com projetos ligados ao Vinho e ao Douro mostra obra no IVDP
Notícia
01-02-2012

Arquiteto com projetos ligados ao Vinho e ao Douro mostra obra no IVDP

Arquiteto com projetos ligados ao Vinho e ao Douro mostra obra no IVDP

Álvaro Siza apresenta livro "CARLOS CASTANHEIRA arquiteto"
 
Dia 2, pelas 18h30, no Salão Nobre do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto
 
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) vai ser palco, no próximo dia 2 de Fevereiro, pelas 18h30, do lançamento do livro CARLOS CASTANHEIRA arquiteto, apresentado por Álvaro Siza. Esta obra, editada pela Caleidoscópio, dá a conhecer "uma seleção de projetos construídos, outros ainda em construção, alguns em projeto e com esperança que um dia sejam construídos e outros que com toda a certeza nunca o serão", de Carlos Castanheira, arquiteto premiado recentemente com o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira.
 
Cabe ao arquiteto Álvaro Siza a apresentação do trabalho, esta quinta-feira, que refere, na contracapa do livro que "o que mais me impressiona nos projetos de Carlos Castanheira é uma particular "autenticidade" que julgo ligada à mesma experiência do trabalho com diferentes materiais. Estes projetos, construídos em terrenos arborizados de apreciável dimensão e complexa topografia, têm como pedra fundadora a inserção na paisagem, pela escolha certeira da implantação r dos materiais utilizados - desde a pedra de granito ao xisto à madeira na cor natural"
 
Os textos que acompanham as fotos de Fernando Guerra são da autoria de Carlos Castanheira, descritivos não só do processo de arquitetura que as imagens retratam mas também das sensações da projetação, da visita e da sua  conclusão.
 
Carlos Castanheira tem no seu curriculum profissional o desenvolvimento de vários projetos ligados ao vinho e ao Douro, designadamente recuperação e ampliação de Quintas, de entre as quais se destaca a a reestruturação da Adega da Quinta da Faísca, Favaios, concelho de Alijó. Recebeu o  1º Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2011, promovido pelo Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, pela Autoridade Florestal Nacional, pela Ordem dos Arquitetos e pelo Centro Pinus.
 
Apresentação: salão nobre do IVDP, Rua Ferreira Borges, 27, Porto, pelas 18h30.
 

 
Ministério da Agricultura Compete