Logótipo IVDP
Centenário Ministério Agricultura
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Arquivo de Notícias > Prémio ADVID 2014 Michael Symington já foi entregue
Notícia
27-04-2015

Prémio ADVID 2014 Michael Symington já foi entregue


O Prémio ADVID 2014 Michael Symington foi entregue hoje, 27 de abril, na Quinta da Pacheca, ao projeto “Different Phenolic Compounds Activate Distinct Human Bitter Taste Receptors”.

O trabalho científico, da autoria de uma equipa de investigadores do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – FCUP (Victor Freitas, Susana Soares e Nuno Mateus) e do Instituto Alemão de Nutrição Humana (Susann Kohl, Sophie Thalmann e Wolfgang Meyerhof), teve como objetivo o estudo dos compostos responsáveis pela sensação de amargor e adstringência, aspetos dos mais discutidos e complexos em enologia. A sua compreensão poderá permitir criar vinhos mais próximos do gosto dos diferentes consumidores.

Todos os anos o prémio homenageia uma personalidade marcante no desenvolvimento da Região do Douro. Em 2014 a homenagem é a Michael Symington, uma das principais figuras da família Symington, a qual se dedica há várias gerações ao Vinho do Porto e à Região do Douro, sendo a maior empresa familiar do sector.

O prémio, no valor de 5 mil euros, foi instituído em 2007 pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) para atrair investigadores de diversas áreas científicas para as especificidades técnicas, culturais e sociais da vitivinicultura da Região Demarcada do Douro.
 

 
Ministério da Agricultura Compete