Logótipo IVDP
Centenário Ministério Agricultura
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Arquivo de Notícias > UTAD promove conferência Ciência Vinho & Território
Notícia
27-05-2015

UTAD promove conferência Ciência Vinho & Território

UTAD promove conferência Ciência Vinho & Território
No próximo dia 29 de maio, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promove a iniciativa “Ciência, Vinho e Território”, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Real e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

A iniciativa decorre no Regia-Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia -, às 14h30 e vai reunir figuras de referência a nível nacional e internacional no domínio da vinha e do vinho, numa perspetiva de ligação ao território, focando-se na Região Demarcada do Douro.

Denis Dubourdieu, Presidente do Instituto das Ciência da Vinha e do Vinho, da Universidade de Bordéus é o patrono da ação e Manuel Novaes Cabral, Bianchi de Aguiar, Emídio Gomes, Luís Rochartre, Seixas da Costa, Silva Peneda e Valente Oliveira constituem a comissão de honra.

A inovação na gastronomia, os desafios da internacionalização, os desafios da viticultura e uma nova geração de enólogos são o mote para cada uma das intervenções.

Enólogos e empresas do setor marcam presença em “Ciência, Vinho e Território” que terminará com uma prova de vinhos e um showcooking.

A anteceder a conferência “Ciência Vinho & Território”, durante a manhã são apresentados na UTAD os resultados dos inquéritos realizados no Alto Douro Vinhateiro, no âmbito do Projeto Estratégias de Valorização económica do Alto Douro Vinhateiro. Segue-se a inauguração da exposição “Territórios do Vinho”, que inclui obras de 20 pintores portugueses contemporâneos. Para finalizar a manhã será atribuído o grau doutor honoris causa a duas figuras emblemáticas do Norte e que se identificam com a estratégia “Ciência, Vinho e Território”: João Nicolau de Almeida e Luís Braga da Cruz.

Consulte aqui o programa.
 

 
Ministério da Agricultura Compete