Logótipo IVDP
Centenário Ministério Agricultura
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Arquivo de Notícias > Primeiro livro sobre Vinho do Porto em mandarim é apresentado no IVDP
Notícia
09-06-2015

Primeiro livro sobre Vinho do Porto em mandarim é apresentado no IVDP

Primeiro livro sobre Vinho do Porto em mandarim é apresentado no IVDP
Chama-se "O Prazer do Vinho do Porto" e é o primeiro livro sobre Vinho do Porto publicado em mandarim. Da autoria do jornalista e crítico de vinhos João Paulo Martins, a obra vai ser apresentada no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) na próxima quinta-feira, 11 de junho, às 18h30. Anteriormente publicado em português e inglês, “O Prazer do Vinho do Porto” em mandarim chega nesta versão ao imenso oriente, tendo já sido lançado em Macau.

Para Manuel de Novaes Cabral, presidente do IVDP e autor do prefácio desta edição em mandarim, “o IVDP tem todo o gosto em receber o autor para a apresentação desta obra que reconhece ser valiosa para a promoção do Vinho do Porto neste mercado de oportunidades, quer pela sua dimensão quer pelo perfil do consumidor que procura excelência neste produto”.

“O Prazer do Vinho do Porto” desvenda os mistérios do Vinho do Porto, desde a sua origem nas vinhas do Douro até ao estágio nas caves de Gaia. Os leitores ficam a conhecer um pouco da longa história pluricentenária, os métodos de fabrico, as castas e as regras da Denominação de Origem. A obra permite ainda conhecer os vários tipos de Vinho do Porto, os melhores momentos para o consumo, o que se deve e não deve guardar e ainda, como complemento, indicações úteis, desde a constituição dos vários grupos do setor até aos horários de funcionamento dos centros de visitas de Vila Nova de Gaia.

O livro em mandarim, editado pela WG Books, está disponível em Macau e em Hong Kong, bem como em alguns locais selecionados em Portugal.

Sobre João Paulo Martins
O autor, João Paulo Martins, é jornalista especializado na área dos vinhos e, nessa qualidade, tem colaborado em várias publicações nacionais e estrangeiras. É redator da Revista de Vinhos e há vários anos que mantém uma coluna sobre vinhos no semanário Expresso. É membro do júri do Concurso Mundial de Bruxelas e tem sido convidado para outros: IWC e Decanter (Londres), África do Sul, Brasil, Madrid, Düsseldorf e Chile. Tem orientado workshops sobre vinhos portugueses em Bruxelas, Brasil, Angola, Macau e Hong-Kong. Publicou o livro “Tudo sobre Vinho do Porto”, em quatro línguas, reeditado em 2011 apenas em português e inglês, agora com o título “O Prazer do Vinho do Porto”. Com o Chef Vitor Sobral publicou, em 2009, “O Portugal de Hoje à Mesa”, sobre gastronomia portuguesa. Participa no “Portugal Wine Guide”, única fonte de informação atualizada periodicamente sobre vinhos portugueses editado, digitalmente, também em russo e mandarim. Publica, há 21 anos consecutivos, “Vinhos de Portugal - notas de prova”, o guia de vinhos de referência em Portugal e Brasil. É também colaborador regular do programa da Rádio Macau, “Vinhos na Rádio”.
 

 
Ministério da Agricultura Compete