Logótipo IVDP
Centenário Ministério Agricultura
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Arquivo de Notícias > Port Wine day 2015 - Dia do Vinho do Porto veio para ficar
Notícia
08-09-2015

Port Wine day 2015 - Dia do Vinho do Porto veio para ficar

Port Wine day 2015 - Dia do Vinho do Porto veio para ficar
10 de setembro de 1756. Criação da primeira região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro. 10 de setembro de 2015, quinta-feira, segunda edição do Port Wine day. Depois do sucesso da primeira edição, o Dia do Vinho do Porto, promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP) veio para ficar e está de volta com um conjunto de ações dinamizadas no Porto e no Douro por empresas do setor, caves de Vinho do Porto, lojas, bares, restaurantes e museus que acontecem desde dia 3 e se prolongam até 13 de setembro, 11 dias de: harmonizações gastronomia e Vinho do Porto, jantares vínicos, circuito caves, lojas com Porto, cocktails... No dia 10, às 9h00, decorre o seminário internacional na Alfândega do Porto sobre o passado e o futuro do Douro e a estratégia no segmento de luxo. Durante a tarde há a masterclass “Anos setenta: Os grandes vinhos da década” e a grande prova “O Porto convida o Douro”, com quase meia centena de empresas, dirigida a profissionais. Dia 11, o simpósio a ter lugar no IVDP Porto discutirá o papel do vinho e das denominações de origem na economia. O programa completo está em portwineday.pt

Para o presidente do IVDP, “nesta segunda edição do Port Wine day sublinho o poder mobilizador do Vinho do Porto. Vários restaurantes, lojas, museus, e outros espaços, colocaram desde 3 de setembro e até dia 13 o Vinho do Porto em destaque, tendo-o assim elegido como elemento de promoção do seu negócio”. “Este dia é uma homenagem ao Vinho do Porto e à Região Demarcada do Douro, aos produtores, aos comerciantes e a todos os intervenientes que constroem a história do Vinho do Porto”, conclui Manuel de Novaes Cabral.

Luís Ferreira Lopes, jornalista da SIC, vai moderar o seminário na Alfândega que conta com Roger Voss, editor na Europa da revista internacional “Wine Entusiast” e James Suckling, antigo editor na revista internacional Wine Spectator, com a sua perspetiva sobre o passado e o futuro do Douro. Para abordar o tema da internacionalização, este primeiro painel contará com Ana Teresa Lehmann, que atualmente lidera a InvestPorto. Do segundo painel dedicado à temática do luxo, fazem parte Thierry Consigny, marketeer francês especializado em luxo e arte, Guta Moura Guedes, fundadora da Experimentadesign, e Joana Mendes que redigiu uma tese de mestrado sobre a estratégia de luxo para o Vinho do Porto.

O simpósio de dia 11, “O papel do vinho na economia”, conta com representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, da Associação de Empresas do Vinho do Porto e outras entidades nacionais e internacionais ligadas ao vinho e à proteção das denominações de origem. Também participarão representantes de duas das mais emblemáticas regiões vitivinícolas do mundo, Champagne e Napa Valley.

A Região Demarcada do Douro foi criada no dia 10 de setembro de 1756 através do Alvará de Instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.


Inscrições para seminário: portwineday@portwineday.pt
Prova e masterclass: acesso reservado
www.portwineday.pt
 

 
Ministério da Agricultura QRENCompete