Logótipo IVDP
Centenário Ministério Agricultura
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Arquivo de Notícias > Gastronomia com Vinho do Porto está no norte
Notícia
22-10-2015

Gastronomia com Vinho do Porto está no norte

Gastronomia com Vinho do Porto está no norte
O maior e mais antigo concurso de gastronomia e vinhos do país continua na estrada. O desafio para a melhor harmonização com Vinhos do Porto e do Douro foi lançado e 100 restaurantes de Portugal continental estão sob o escrutínio do júri constituído pelos chefs Hélio Loureiro, Helmut Ziebell, João Sá e Orlando Esteves e pelos especialistas de vinhos do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP) Bento Amaral, Cândida Vale, Carlos Soares, Manuel Lima e Paulo Pinto. O objetivo é promover os vinhos do Porto e do Douro, incentivando a criatividade dos restaurantes na sua harmonização com as refeições. Depois do sul e centro do país, o concurso está no norte desde dia 19 e nos dias 23 e 30 fixa-se no Porto, onde termina. A entrega de medalhas e diplomas de participação decorre no Porto & Douro Wine Show, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, a 21 de novembro, seguida de apresentação do Portal do Concurso.

Esta é a 9ª edição de uma iniciativa que conta com quase duas décadas de existência, organizada em cada dois anos pelo IVDP em parceria com a revista INTER Magazine, em que o júri avalia a melhor harmonização de sabores, em três categorias: Gastronómico/Fine Dinning, Informal/Casual e Tradicional/Típico.

"O número de inscritos está limitado aos 100 participantes, sendo que a adesão registada mostra o interesse dos restaurantes nos Vinhos do Porto e do Douro e a sua vontade de os trabalharem como um meio para diversificar a oferta e surpreender clientes cada vez mais exigentes e informados; por outro lado, a dinamização deste Concurso reforça todo o trabalho que o Instituto tem vindo a fazer no âmbito do programa “Saber Servir, Vender Melhor”, no sentido de aumentar o nível de conhecimento dos profissionais sobre o Vinho do Porto e fomentar o seu serviço”, explica Manuel de Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.
 

 
Ministério da Agricultura QRENCompete