Logótipo IVDP
Wines of Portugal
Loja do Porto
Follow me on Twitter
Facebook
Mapa do site
Saphety
O IVDP é membro do “Center for Wine Origins” nos Estados Unidos.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D]
Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
Página Inicial > Arquivo de Notícias > Vinhos monovarietais do Douro em prova no IVDP
Notícia
12-12-2016

Vinhos monovarietais do Douro em prova no IVDP

 
Mais uma Prova Comentada de Vinhos Monovarietais do Douro

Vinhos monovarietais do Douro em prova no IVDP
14 de Dezembro, quarta-feira, 18h00-19h00, IVDP Porto

 
As “Castas Tintas Tradicionais” são o tema da última sessão do primeiro ciclo das Provas Comentadas de Vinhos Monovarietais do Douro, que analisam vinhos que são produzidos a partir de uma só casta.
A Rufete, Tinta Francisca, Tinto Cão e Sousão, serão as castas que estarão em análise.

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), em parceria com a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID), tem desenvolvido esta série de provas comentadas no intuito de evidenciar a riqueza varietal da Região Demarcada do Douro demonstrando, desta forma, a sua expressão na identidade dos vinhos.

Nas três sessões anteriores foram analisadas as castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca Touriga Fêmea, Mourisco, Gouveio, Moscatel Galego Branco, Tinta Roriz, Bastardo, Rabigato, Viosinho, Samarrinho e Códega de Larinho.

“O IVDP promove, através destas iniciativas, a importância da variedade e riqueza da viticultura da Região Demarcada do Douro. As castas do Douro e os seus vinhos são um património único, sendo a sua divulgação muito importante para o progressivo reconhecimento da nossa região e dos nossos vinhos que, como sabemos, são sobretudo blends”, refere Manuel de Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

A análise das “Castas Tintas Tradicionais” irá decorrer sob a orientação de Bento Amaral (IVDP) e de António Graça (PORVID), pelo que convidamos o vosso meio de comunicação social a divulgar e a estar presente nesta última ação do ciclo de provas comentadas que contou com lotação esgotada desde a sua primeira sessão em Junho.



 
Ministério da Agricultura QRENCompete