Agendamento IVDP

Valor recorde de comercialização dos vinhos da Região Demarcada do Douro

Notícias


Com vendas de cerca de 600 milhões de euros, em 2021 foi amplamente batido o anterior valor recorde de comercialização dos vinhos da Região Demarcada do Douro (RDD), que datava de 2019.

Assim, num contexto de instabilidade que a pandemia veio implicar, a evolução das vendas dos vinhos da RDD em 2021 foi absolutamente notável, recuperando face a algumas quebras registadas em 2020 e ultrapassando inclusive determinados valores pré-pandemia.

Num desempenho que atesta a resiliência das gentes do Douro e dos agentes económicos nos mercados internacionais,  o valor da comercialização dos vinhos da região registou um significativo crescimento de 16% quando comparando com o ano precedente.

Depois de um 2020 marcado sobretudo pela quebra das vendas no mercado nacional, em 2021 assistiu-se a uma forte recuperação a esse nível. No entanto, no caso do vinho do Porto essa recuperação não foi total, ou seja, não permitiu voltar ao nível das vendas no mercado nacional em 2019, muito em consequência do impacto da pandemia no turismo e no canal HORECA em Portugal, o qual ainda se fez sentir em diversos períodos de 2021.

Já as exportações, tanto de vinho do Porto (+12%), como de vinho do Douro (+14%), registaram fortes acréscimos, levando a que o total do valor das exportações de vinhos da região tenha ultrapassado os 400 milhões de euros, numa contribuição importantíssima para o recorde no total das vendas.


Partilhar