Agendamento IVDP

A GEOGRAFIA E O MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO

Porto & Douro Magazine


Todo o processo de gestão das Denominações de Origem (DO) da Região Demarcada do Douro (RDD) assenta no cumprimento de uma das mais importantes competências do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IP (IVDP) - a responsabilidade de verificar a adequação das vinhas à produção de Vinho do Porto.

O método usado para classificar cada parcela de vinha foi idealizado por Álvaro Moreira da Fonseca, engenheiro agrónomo que o aplicou, pela primeira vez, em 1947, sendo único em todo o mundo. Consiste em classificar a vinha através da aplicação de um método de pontuação que tem em conta doze fatores que determinam a qualidade expectável da uva para Vinho do Porto. A soma dos pontos permite a classificação das vinhas em categorias de potencial de qualidade, de A “melhor qualidade” a I “menor qualidade”.

Com o rápido incremento das soluções informáticas e o aparecimento do Sistema de Informação Geográfica (SIG), o IVDP, em 2008, começou a utilizar estas novas metodologias. No terreno, as parcelas de vinha foram georeferenciadas com um sistema de recolha de dados GPS de alta precisão e integração desses mesmos dados num SIG. Num segundo momento, estes dados foram compilados numa geodatabase, criada especificamente para este efeito. De seguida, foi desenvolvida a aplicação WebSIG denominada GeoPortal – SivRDD, que inclui a avaliação da vinha, focada na informação obtida pelo método de pontuação acima mencionado. A aplicação WebSIG veio permitir que os viticultores identifiquem as suas vinhas com recurso a fotos aéreas. Posteriormente foi desenvolvido um modelo que permitiu a sobreposição dos dados do GeoPortal num modelo digital do terreno. Foi assim possível, com base no limite geográfico da parcela, a obtenção automática de elementos geomorfológicos, nomeadamente, localização, altitude, exposição e inclinação. Este novo conjunto de dados, permitiu atingir-se uma forma simples e eficiente de classificar as parcelas de vinha, automaticamente. Este recurso veio permitir a atualização dos dados de uma dada parcela de vinha, pelo próprio viticultor, através do acesso ao GeoPortal.

O desenvolvimento desta metodologia vem aumentar o rigor do processo de classificação das vinhas e, ao mesmo tempo, fornece orientações para a tomada de decisões no âmbito da classificação e gestão da vinha, no que diz respeito à produção de Vinho do Porto.


Partilhar