Port Wine Day

PROJETOS

A 10 de setembro de 1756, o Marquês de Pombal criou a mais antiga região demarcada do mundo: o Douro Vinhateiro. Em 2014, 258 anos depois, é oficialmente instituído o dia 10 de setembro como Dia Internacional do Vinho do Porto.

Nasce da vontade de celebrar o Vinho do Porto e de o partilhar, cada vez mais, com o público consumidor, e de forma cada vez melhor.

Para celebrar este dia, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P., organiza anualmente o Port Wine day, evento que reúne os produtores de Vinho do Porto, organiza provas exclusivas com vinhos raros e seminários inovadores e ainda contagia a cidade e todos os seus habitantes com o espírito do Vinho do Porto.

As comemorações da 8.ª edição do Port Wine Day, que celebrarão os 265 anos da Região Demarcada do Douro, arrancam a 10 de setembro. O jantar subordinado ao tema “Douro + Sustentável”, no Restaurante Six Senses, em Lamego, será o ponto de partida da iniciativa. No evento serão entregues distinções nas categorias de Enoturismo, Viticultura, Enologia e Revelação, que reconhecem projetos de excelência na preservação e promoção da vitalidade e sustentabilidade do território duriense. Neste mesmo dia, às 22h30, Miguel Araújo brinda-nos com um concerto transmitido em direto nas redes sociais do IVDP.  

A programação do Port Wine Day irá estender-se pelos meses de outubro e novembro, com a realização de provas comentadas nos principais mercados de comercialização do Vinho do Porto.

A 10 de outubro, aproveitando as duas provas previstas, os chefes Vasco Coelho Santos (Restaurante Euskalduna) e Tânia Durão (Restaurante Atrevo) apresentarão criações para harmonizar com Vinho do Porto.

Ainda nesse dia, será lançado o "Port Wine Day SPOTIFY”, com a divulgação de uma playlist associada ao Vinho do Porto nesta plataforma de streaming de música e vídeo. Cinco artistas/compositores portugueses escolhem uma música do seu repertório e uma música de um artista estrangeiro para harmonizar com um Vinho do Porto. Num vídeo a divulgar, o artista experimenta o Vinho do Porto e explica as razões da escolha musical.

A novidade

O mês de novembro será, por seu turno, palco para uma das novidades das comemorações do Port Wine day: a realização de várias provas comentadas online nos 10 países que mais comercializam Vinho do Porto. Os especialistas do IVDP orientarão provas destinadas a 150 convidados, entre jornalistas e outros líderes de opinião, nos mercados dos EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Dinamarca, Suíça, França, Brasil e em Portugal. Todos os participantes, nos diferentes pontos do globo, provarão os mesmos seis diferentes tipos de Vinho do Porto que compõem o painel de provas.

Por último, numa atividade que envolverá a rede diplomática portuguesa dos países que integram os principais mercados mundiais, irá realizar-se, online, um conjunto de 10 provas comentadas de Vinho do Porto em parceria com as embaixadas de Berlim, Bruxelas, Brasília, Otava, Copenhaga, Washington, Paris, Haia, Londres e Berna. Estes provas terão lugar de 10 a 12 de novembro.

 

Conheça aqui o programa

Concerto Miguel Araújo