Agendamento IVDP

Nova camélia de patente portuguesa honra o Vinho do Porto

Notícias


Nova camélia de patente portuguesa honra o Vinho do Porto

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP, IP), e a Associação Portuguesa das Camélias (APC) levaram a cabo o Concurso Camélia Vinho do Porto, que teve como vencedor Rodrigo Leitão, do Viveiro das Camélias, sediado em Penafiel. O certame visou criar uma nova cultivar (termo que designa uma alteração híbrida provocada através de cruzamentos, enxertos, seleções ou outros processos que alteram as características da planta), através do género Camellia, a inscrever no International Camellia Register, sob o nome 'Vinho do Porto'. Como que homenageando a paixão que a cidade e o Douro Vinhateiro têm pela espécie. 

Nos dias finais de dezembro último, o júri apurou o vencedor em conformidade com o regulamento estabelecido e dado a conhecer aos participantes. Fizeram parte do painel os jurados Gilberto Igrejas, António Filipe, em representação dos Exportadores de Vinho do Porto, Rui Paredes, pela parte dos viticultores da Região Demarcada do Douro (representado por Ana Brochado Coelho), Clara Gil de Seabra, em nome da APC e Paulo Farinha Marques, diretor do Jardim Botânico do Porto.

A cerimónia de plantação de um exemplar da Camellia japonica 'Vinho do Porto' no Jardim Botânico da Universidade do Porto irá decorrer em março de 2023


Partilhar