Agendamento IVDP

Port Wine Day 2022

Notícias


IVDP celebra Port Wine Day 2022 com de distinções em várias áreas.

Iniciativas perduram até novembro com várias ações de promoção, de provas com harmonizações, a sunsets e masterclass.

 

A 10 de setembro de 1756, o Marquês de Pombal criou a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo: o Douro Vinhateiro. A data foi instituída como o Dia Internacional do Vinho do Porto, e o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) assinala desde 2014 a efeméride com uma série de iniciativas tendentes à promoção do mais emblemático vinho português.

Precisamente no dia 10, no Hilton Boeira Garden, serão entregues distinções nas áreas da Enologia, Viticultura, Enoturismo e Revelação, no âmbito do projeto «Douro+Sustentável», que visa o desenvolvimento economicamente viável, com boas práticas ambientais promovendo a elaboração de projetos consistentes que valorizem a proteção da região e do seu património. O presidente do IVDP, IP, Gilberto Igrejas, considera que “há sinais encorajadores do comportamento das vendas de vinho do Porto, com destaque para o que tem sido o crescimento do mercado nacional, depois de um ano anterior absolutamente extraordinário no que às exportações diz respeito”. Por outro lado, sublinha que as distinções que serão entregues “premeiam o que de melhor se faz no Douro, mostram a vitalidade do setor e a paixão que é posta na vitinicultura da região”.

Numa altura em que os desafios que se colocam à viticultura, à produção e comercialização de vinhos, são enormes, o IVDP, IP vai levar a cabo um conjunto de ações de promoção em várias vertentes, mostrando toda a versatilidade e polivalência do Vinho do Porto. Para dia 14 de setembro está agendada uma prova com harmonizações, denominada «Sabor a Porto», que decorrerá no Restaurante Almeja, no Porto, onde as criações do chef João Cura farão pairing com diferentes categorias de Vinho do Porto.

No dia seguinte decorre o «Porto Colours Cocktail Party», uma festa de cocktails de Vinho do Porto que tem lugar ao final da tarde, no Indulgent, na Foz do Douro, e que conta com a presença de quatro bares de referência da cidade do Porto. Dia 16 é a vez do Douro receber nova etapa do «Sabor a Porto», no restaurante DOC Folgosa, com o chef Rui Paula a preparar iguarias que combinam na perfeição com Vinho do Porto.

Mais perto do final do mês, dia 29 de setembro, é a vez de Lisboa receber uma sessão do «Sabor a Porto», marcada para o Restaurante Sala de Corte, onde decorrerá mais uma prova harmonizada com Vinho do Porto e criações do chef Luís Gaspar.

No primeiro dia de outubro realiza-se um grande sunset no Cais de Gaia, tendo como público-alvo o consumidor final, na qual está prevista a participação de 30 produtores, que num ambiente de festa mostrarão toda a diversificada oferta de Vinho do Porto.

Já em novembro, dia 4, há lugar a uma prova comentada de Vinho do Porto da década de 80, destinada a publico internacional, orientada por um especialista do IVDP, IP, com a presença dos enólogos de cada um dos vinhos selecionados para a Masterclass «Forty Years of the Eighties», que se realizará no Hotel Six Senses, em Lamego.

Sobre o IVDP, I.P.

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) tem por missão promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense. O IVDP, IP promove a imagem de prestígio internacional para as denominações de origem Porto e Douro, e pretende aumentar a perceção de valor pelos consumidores, baseada numa forte diferenciação dos produtos no respeito dos conceitos de denominação de origem e seu “terroir”.


Partilhar