No âmbito da celebração do Dia Internacional dos Arquivos, organizada pela Rede de Gestão da Informação e Conhecimento (GIC) das Secretarias-Gerais e coordenada pela Presidência do Conselho de Ministros, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P. (IVDP, IP) foi convidado pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e da Alimentação a apresentar o projeto de preservação do património cultural que tem executado desde 2021, em parceria com a Fundação do Museu do Douro.
O património cultural em causa corresponde ao período de funcionamento do Instituto do Vinho do Porto (IVP), entre 1933 e 2003, reflexo da história da instituição do ponto de vista científico, editorial, cultural e promocional, em que foi possível preservar uma multiplicidade de bens culturais, tendo sido transferidos até ao momento 6 006 unidades de instalação, perfazendo mais de 30 000 itens.
Para além da questão da preservação do património móvel, os principais objetivos deste projeto incidem no seu tratamento técnico ao nível da inventariação, da indexação e da catalogação, por forma a que fique disponível no portal das Coleções do Museu do Douro, e a realização de um catálogo coletivo como ferramenta de apoio à contextualização histórica das diferentes vertentes de atuação que o IVP desempenhou ao longo de nove décadas.
Consulte AQUI a apresentação completa.
O Portal iFAMA - Plataforma única de reclamações e denúncias do Mar, Agricultura e Ambiente é um ponto único de entrada, gestão e centralização de reclamações e denúncias, de forma desmaterializada, por um conjunto de entidades administrativas parceiras com competências nas áreas da agricultura, do mar e do ambiente
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso. Leia aqui a nossa Politica de Cookies.