Agendamento IVDP

Espólio arqueológico da Fonte do Milho

Porto & Douro Magazine


O Instituto do Vinho do Porto apoiou as campanhas arqueológicas de Fernando Russel Cortez no sítio do Alto da Fonte do Milho, em Canelas, concelho do Peso da Régua. Realizadas na década de 1940, estas escavações revelaram um significativo espólio da época romana, em parte depositado nessa instituição.

A coleção, agora afeta ao Museu do Douro, inclui, além de fragmentos cerâmicos de diferentes proveniências - onde se destacam as sigillatas (considerados produtos de luxo) -, um interessante conjunto de moedas de cronologia diversa, fíbulas, contas, brincos, mosaicos, entre outras peças que revelam a riqueza desta villa romana duriense, cuja ocupação se situa entre os séculos I e IV/V.

Para saber mais sobre o local aconselha-se a consulta de alguns dos escritos de Russel Cortez publicados nos Anais do Instituto do Vinho do Porto, disponíveis na nossa biblioteca.

CORTEZ, Fernando Russell - Mosaicos romanos no Douro. In "Anais do Instituto do Vinho do Porto", Porto, 1946, p. 121-164.

CORTEZ, Fernando Russell - Escavações arqueológicas do castellum da Fonte do Milho: contributo para a demogenia duriense. In "Anais do Instituto do Vinho do Porto", Porto, 1951, p. 17-88.

 


Partilhar