Agendamento IVDP

Vendas de Vinhos da RDD em 2022

Porto & Douro Magazine


Com um volume de negócios de cerca de 360 milhões de euros, os dados mais recentes das vendas de vinhos da RDD em 2022, correspondentes aos primeiros oito meses, registam um crescimento de 7% em comparação com igual período do ano passado.

De acordo com o que já se vinha a verificar nos meses anteriores, esse crescimento resulta de diferentes evoluções ao nível das exportações (-3%) e das vendas no mercado nacional (+28%).

Diversos fatores interligados terão contribuído para essa evolução negativa das exportações, alguns dos quais já se registavam antes do início da guerra na Ucrânia, e que vieram a agravar-se posteriormente. Tal como muitos outros, o setor vitivinícola da região tem sido afetado pelo aumento do custo de diversos fatores de produção e pela escassez de algumas matérias-primas.

A inflação e os problemas na cadeia de abastecimento global têm afetado o comércio internacional e as economias de muitos dos principais mercados para os vinhos da região. Mas, para além de todos estes fatores, há também a salientar que a comparação com 2021 é penalizada por no ano passado se ter registado uma performance excecional das exportações dos vinhos da RDD, que contribuíram fortemente para o crescimento das exportações portuguesas de vinho em 2021 (+8,1 %).

Já no que respeita ao mercado nacional, depois de um péssimo ano de 2020 afetado pela pandemia (com maior impacto negativo nas vendas de vinho do Porto), verifica-se que em 2022 se acentuou a melhoria iniciada no ano passado. Com efeito, muito em resultado da recuperação registada nos setores do turismo e da restauração, nos primeiros 8 meses de 2022 as vendas de vinhos da RDD no mercado nacional totalizaram 140 milhões de euros, situando-se 28 % acima de igual período do ano passado.

Nesse excelente comportamento dos vinhos da região nas vendas em Portugal, destaque para o crescimento de 41,0 % no valor das vendas de vinho do Porto, resultado de aumentos de 19,9 % na quantidade e de 17,6 % no preço médio. Para esta evolução do preço médio contribuiu o crescimento registado nas vendas de Porto premium, cujo peso no total do valor vendido em Portugal passou de 35,4 % no período de janeiro a agosto de 2021, para 46,0 % em igual período de 2022.


Partilhar