Agendamento IVDP

Vinhos da Região Demarcada do Douro com DOP/IGP

Porto & Douro Magazine


Vendas aceleram nos primeiros cinco meses de 2021

Os primeiros cinco meses de 2021 registaram uma significativa evolução nas vendas de vinhos da Região Demarcada do Douro (RDD) com Denominação ou Indicação de Origem Protegida (DOP/IGP). Face ao mesmo período do ano passado, os dados mostram vendas as rondar os 198 milhões de euros, correspondentes a 4,9 milhões de caixas vendidas, o que se traduz num acréscimo de 17,7% relativamente ao período homólogo. Ao mesmo tempo, o preço médio deu um pulo de 4,6%. Para este trajeto positivo contribuíram os dois principais vinhos da região: Porto e Douro.

Tendo em conta os fortes efeitos da pandemia no setor, mais visíveis no mercado nacional, era expetável alguma recuperação este ano, mas não nesta ordem de grandeza. Na verdade, considerado o período de janeiro a maio de 2021, as vendas globais estão acima não apenas do registado nos mesmos meses do ano passado, mas também dos valores alcançados nos primeiros cinco meses de 2019.

Este comportamento é resultado da força das exportações, cuja evolução se acentuou significativamente a partir de março.

Já no caso do mercado nacional, apesar da recuperação face a 2020, as vendas mantêm-se abaixo das conseguidas em 2019. No caso do vinho do Douro, estão já muito próximas, fruto da reabertura do canal HORECA.

No que diz respeito ao vinho do Porto, embora estejam acima das contabilizadas em 2020, as vendas no mercado nacional permanecem abaixo das alcançadas em 2019. O eventual retorno do turismo será muito importante para a recuperação nas vendas de vinho do Porto.

 

 


Partilhar